segunda-feira, 11 de abril de 2016

sexta-feira, 8 de abril de 2016

O IEL/SE está oferecendo oportunidades de bolsas para atuação em empresas sergipanas na área de Tecnologia da Informação


O IEL Nacional em parceria com o CNPq criou o programa INOVA Talentos. Uma oportunidade para estudantes que estejam cursando o último ano e recém-formados da área de Tecnologia da Informação (até 5 anos de término de graduação). 

Visite o site www.inovatalentos.com.br, click no link "Sou um talento". Em seguida, click em "Veja os desafios disponíveis e candidate-se". Selecione o Estado de Sergipe, a área "Tecnologia de Informação e Comunicação" e a titulação "Graduado" (mesmo que ainda esteja estudando). O desafio é o seguinte:
"Dada a necessidade de estreitar a comunicação/relação com clientes, que solução você proporia a kit Inteligente para viabilizar que seus clientes acompanhem seus pedidos em tempo real (via sistema web e smartphone)?"

O prazo para inscrições vai até 15/04/2016.
Maiores informações: 3226-7418 (Érika/Mirelle) inovar@fies.org.br

Candidate-se e mostre seu talento ao mercado de trabalho!

Estudante do IFS que realizou intercâmbio no Jackson College - Estados Unidos

O estudante Bruno Santos Nascimento, aluno do curso  técnico integrado de Rede de Computadores/Campus Lagarto, voltou no final do ano passado dos Estados Unidos, onde passou um período de 4 meses estudando no Jackson College, localizado  no estado norte-americano de Michigan.

Bruno foi o primeiro estudante do IFS a sair do país  para desenvolver atividades de intercâmbio, no âmbito do programa interno de mobilidade acadêmica do Instituto Federal de Sergipe. Outros estudantes já foram e alguns ainda estão no exterior, participando do programa governamental Ciência sem Fronteiras. Bruno Nascimento, no entanto, realizou intercâmbio com despesas custeadas exclusivamente pelo IFS. 

Nosso Instituto tem parceria firmada com o Jackson College e com outras instituições de ensino estrangeiras (vide imagem) e tem buscado novos acordos interinstitucionais. Com essas iniciativas, o IFS pretende possibilitar o enriquecimento acadêmico e cultural de seus estudantes através das experiências em outras instituições a nível nacional e internacional.

Bruno teve a oportunidade de aperfeiçoar o seu inglês, estudar Linux Administration e Graphic Design, como nos disse em entrevista realizada enquanto ainda estava nos Estados Unidos:
“No Linux Administration aprendo como utilizar o sistema Linux de maneira avançada e a também como programar e criar sistemas seguros utilizando e seguindo conceitos da plataforma.
Nos estudos de Graphic Design, estudo a teoria do design. No fim, estarei apto a projetar design para produtos, marcas, etc.

Você também pode vivenciar essa experiência única e impactante. Fique atento às publicações no site do IFS e participe dos editais de seleção! Além disso, não deixe de se inscrever para o exame TOEFL. Se ainda não fala inglês, faça o exame para poder se matricular no curso My English Online e bons estudos! 

video





quarta-feira, 6 de abril de 2016

Professor do IFS é selecionado para capacitação na Finlândia!

Prof. Wlamir Soares em sala de aula na HAMK
O Prof. José Wlamir Barreto Soares, docente lotado no Campus Lagarto, foi selecionado em programa de capacitação internacional e já se encontra na Finlândia, onde permanecerá por 3 meses, desenvolvendo estudos na Universidade de Ciência Aplicada, Häme University of Applied Sciences (HAMK).
O Programa Professores para o Futuro - Finlândia III, implementado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC)/MEC, é uma iniciativa que visa conciliar o currículo do ensino profissional e tecnológico do País com as inovações tecnológicas e com as necessidades do setor produtivo.
Apresentação do Programa
O modelo de educação finlandesa caracteriza-se por uma atuação pedagógica de referência e por uma marcante interação com o setor produtivo, o que se coaduna com o objetivo do MEC ao realizar esse programa:
Prédio da universidade finlandesa
"integração entre a oferta de ensino profissional e tecnológico e de pesquisa aplicada com as demandas e os arranjos produtivos locais no seu entorno"
Foram oferecidas 60 bolsas para os professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), através da Chamada Pública CNPq - SETEC/MEC nº 26/2015, sendo essa a 3ª edição do programa.
Prof. Wlamir e outros professores brasileiros aprovados


Apenas 39 docentes da Rede tiveram seus projetos aprovados, estando o Prof. Wlamir entre os que foram selecionados
Parabéns, Professor! O IFS deseja-lhe sucesso!
Universidade finlandesa



Finlândia - rua onde o professor residirá por 3 meses

video

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Atenção, Campus Propriá! Inscrições abertas para o cadastramento no PRAAE!

Começam hoje as inscrições para o cadastramento nas Linhas de Ações de Vulnerabilidade Socioeconômica do Programa de Assistência e Acompanhamento ao Educando do IFS/PRAAE - Campus Propriá. Segue o link do Edital:

Fiquem atentos ao cronograma!!!



sexta-feira, 1 de abril de 2016

Calendário de Aplicações do exame TOEFL no IFS


O Instituto Federal de Sergipe, credenciado junto ao MEC como Centro Aplicador dos testes de proficiência em língua inglesa, já definiu seu calendário de aplicações para o primeiro semestre do ano em curso.

A novidade neste semestre é que além do Campus Aracaju, mais três campi aplicarão o exame TOEFL ITP, o que resulta na ampliação da oferta, tendo em vista que estudantes e servidores dos campi onde acontecerá a aplicação, não precisarão se deslocar de suas respectivas cidades para realizarem a prova em Aracaju.

Os novos campi aplicadores serão Glória, Estância e Lagarto.
A participação nessas avaliações diagnósticas do nível de proficiência em língua inglesa, é o ponto de partida para o engajamento em programas como o Ciência sem Fronteiras por exemplo. 

Esse programa é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) cuja finalidade é fornecer bolsas de intercâmbio a estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação, com bom desempenho acadêmico, a fim de que os mesmos tenham a oportunidade de desenvolver atividades de estudo em instituições de ensino superior do exterior. 

No Campus Aracaju, os testes realizar-se-ão aos sábados, às 9h, na sala 38 - Laboratório de Línguas, nos dias 23/04, 21/05, 25/06 e 23/07/2016. O Campus Estância terá apenas uma aplicação neste semestre, no dia 19/04/2016, na sala 4, às 9h. Já o Campus Lagarto realizará o exame no turno da tarde, às 14h, no Miniauditório, numa data única também, dia 02/05/2016. O Campus Glória ainda definirá sua data.

Os interessados já podem se inscrever no site www.isfaluno.mec.gov.br.


É importante participar! Para quem ainda não domina o idioma, mais uma razão para se submeter ao exame TOEFL, o qual além de selecionar candidatos para participação em programas de intercâmbio, também avalia o nível de conhecimento para ingresso no curso "My English Online-MEO", curso de inglês online do Programa Inglês sem Fronteiras. Uma iniciativa do MEC e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, assim como aos servidores das instituições de ensino superior públicas brasileiras.

Poderão se inscrever os estudantes de graduação do IFS regularmente matriculados e os servidores com inscrição ativa no SIAPE há mais de 6 meses.